Fornecedores automotivos

História de sucesso

Bosch

4flow e Bosch otimizam globalmente

Contato

O Grupo Bosch é um dos principais provedores globais de tecnologia e serviços, operando como parte de uma rede mundial focada em pesquisa e desenvolvimento, fabricação e vendas, com 270 fábricas, além de escritórios e subsidiárias regionais em mais de 50 países. A igualmente sofisticada rede de transporte inclui o transporte de entrada de fornecedores para os locais de operação, bem como o transporte de saída para abastecer os clientes e suas próprias subsidiárias. A cada ano, a Bosch tem custos de transporte de aproximadamente um bilhão de euros, sendo que o transporte rodoviário é responsável por 60% desse valor. Essa enorme quantia tem o potencial de uma economia significativa.

4flow e Bosch utilizam um sistema padronizado de gerenciamento de transportes para o planejamento e operações globais

A Bosch decidiu então implementar um sistema integrado e universal de gerenciamento de transportes e incorporar todos os quatro setores de negócio, com um total de 19 divisões e diversos locais em todo o mundo. Isso representou um grande desafio, visto que a Bosch possui um espectro muito amplo de produtos que precisam ser transportados – desde peças e sistemas para a indústria automotiva até turbinas eólicas. Essa variedade exige muito dos processos de gerenciamento de transporte. Como prestadora de serviços de consultoria, software e 4PL, a 4flow apoiou a Bosch não apenas na análise dos processos atuais, mas também no desenvolvimento e implementação da nova estratégia. O foco foi o planejamento e a otimização contínuos do transporte e das rotas para reduzir custos de forma sustentável.

Planejando com antecedência e melhorando continuamente

Internacionalmente, um centro de gerenciamento de transporte (TMC) está sendo estabelecido em cada região, permitindo que os especialistas em cadeia de suprimentos da Bosch otimizem continuamente a rede de transporte em cada região, com base no sistema integrado de gerenciamento de transportes (iTMS) da 4flow. As tarefas variam desde o planejamento e implementação de novas rotas até a execução diária e a coordenação do transporte, juntamente com a emissão de faturas de frete, incluindo auditoria e relatórios. A equipe da Bosch recebe suporte no local dos especialistas da 4flow. Com a implementação do iTMS, a eficiência das estruturas organizacionais, dos processos e dos prestadores de serviços pode ser medida por meio de indicadores-chave de desempenho. Como resultado, a rede de transporte é otimizada de forma dinâmica e contínua e os ajustes às flutuações são flexíveis. A nova configuração também permite uma melhor identificação e utilização dos efeitos da consolidação de transporte. Anteriormente, por exemplo, as coletas programadas (milk runs) eram utilizadas apenas por algumas fábricas. A consolidação de remessas promete o maior potencial de otimização para o transporte entre fábricas. O sistema padronizado também simplifica o processo de faturamento. "O fator de sucesso para o gerenciamento integrado de transportes é que as rotas são otimizadas diariamente. O melhor conceito de transporte para cada remessa é selecionado e a demanda pode ser ajustada em curto prazo. Digamos que uma determinada remessa ocupe apenas 20% da capacidade de um caminhão. Se possível, adicionaríamos outros materiais à remessa antes do planejado ou transportaríamos os materiais como carga fracionada ou em um esquema de coleta programada", disse Rainer Schmitz, gerente de projetos da 4flow.

Projetos na Europa, China, Índia e América do Sul

As fábricas e locais individuais são todos conectados por uma interface a um gerenciador de EDI que repassa os dados para o iTMS. Uma vantagem disso é que qualquer sistema ERP pode ser integrado com baixo custo, usando uma interface universal. Para aumentar a aceitação geral da nova estrutura organizacional e dos processos, incluindo o novo sistema de TI, em todo o mundo e abranger diversos modais de transporte desde o início, a Bosch e a 4flow implementaram um projeto piloto em três locais na Europa, em paralelo a um projeto piloto em quatro locais na China, antes da implementação em larga escala. Os mercados de logística variam consideravelmente: na Europa, existe um amplo espectro de prestadores de serviços de médio a grande porte, enquanto na China há muitas transportadoras pequenas que normalmente operam como subcontratadas de grandes prestadores de serviços de logística. A análise da rede de transporte na China mostrou que, entre 14 cenários diferentes, uma configuração composta por oito cruzamentos de doca em quatro regiões, incluindo Norte, Leste, Sul e Centro-Oeste, demonstrou ser a rede ideal, com o maior potencial de economia de custos. Apesar das diferentes condições de mercado, os parceiros conseguiram implementar a nova estratégia com um processo e um padrão de TI comuns nessas regiões em apenas alguns meses. Durante esse período na Europa, a 4flow integrou três fábricas, 1.200 pares de origem-destino, juntamente com quatro grandes prestadores de serviços de logística e 16 menores. Na China, foram implementados com sucesso um total de quatro fábricas, 3.500 parceiros de distribuição e três prestadores de serviços de logística. O objetivo da otimização das redes de transporte e, consequentemente, da redução de custos só pode ser alcançado por meio da transparência proporcionada por um sistema globalmente integrado. “Uma crítica comum diz respeito aos custos de estoque mais elevados, quando consolidamos a capacidade e temos fornecedores que efetuam entregas uma vez por semana em vez de diariamente. Os custos de estoque e os custos de transporte, no entanto, são considerados no custo total de propriedade em partes iguais. Além disso, os estoques como um todo podem ser reduzidos graças a um planejamento preciso, já que é necessário considerar um estoque de segurança e um tempo de reposição menores”, explica Rainer Schmitz.

Alcançando o sucesso com a gestão de mudança

Uma das chaves para a implementação rápida e bem-sucedida foi a gestão de mudança direcionada a grupos-alvo específicos. Devido às necessidades multidisciplinares e aos efeitos das mudanças necessárias, membros da equipe do projeto de várias funções tiveram que ser integrados e treinados. Para garantir a rápida aceitação, os usuários individuais são treinados apenas nos módulos e processos de que precisam. A otimização da rede e a implementação de novos processos, juntamente com as rotas de entrada e saída, em apenas seis meses estabeleceram uma nova referência. Ao alcançar isso em conjunto com a 4flow, a Bosch agora está se beneficiando da experiência com o projeto e já atingiu seus objetivos de redução de custos. A Bosch e a 4flow continuaram a implementação no Brasil e na Índia, além de em outras fábricas na Europa e na China. O transporte aéreo e marítimo também está sendo integrado ao TMC. Uma rede global é construída.

Parece interessante?

Contato

Em resumo

Cliente: Grupo Bosch

  • Fabricante e fornecedor

  • 270 fábricas, juntamente com escritórios e subsidiárias regionais em mais de 50 países

Escopo do projeto:

  • Desenvolver e implementar um iTMS

  • Integrar todos os quatro setores de negócio e 19 divisões e implementar múltiplos TMCs globalmente

Resultados:

  • Redução dos custos de transporte >10%

  • Maior transparência nas estruturas, processos, prestadores de serviços e custos

  • Integração bem-sucedida de sete fábricas, 1.200 rotas de transporte, 23 prestadores de serviços de logística e 3.500 parceiros de vendas na Europa e na China em apenas alguns meses

Parece interessante?