- News & resources
- Blog
Blog
Visibilidade da rede — o primeiro passo para a agilidade da cadeia de suprimentos
Se você está lendo este artigo, então provavelmente as interrupções na cadeia de suprimentos não são algo novo para você. É inegável que interrupções ocorrem na cadeia de suprimentos. Apesar de interrupções serem difíceis de evitar, é perfeitamente possível aumentar a agilidade para resistir e se recuperar rapidamente.
A construção da agilidade começa com uma boa visibilidade e entendimento de toda a rede da cadeia de suprimentos. Deixe-me explicar por quê:
Interrupções atuais e suas consequências
A maioria de nós concordaria que os últimos dois anos demonstraram claramente como ocorrências, incluindo uma pandemia, guerra, desastres naturais, escassez de mão de obra e outras grandes interrupções, podem agravar as lacunas e falhas existentes nas cadeias de suprimentos.
Quer você esteja contando com estratégias de consolidação ou diversificação para sua cadeia de suprimentos, não há fim para a lista de riscos – e esses riscos são constantemente testados por cadeiasde suprimento globais que sãocada vez mais complexas. Quanto mais complexa e global a cadeia, mais suscetível ela está a interrupções e, portanto, mais difícil se torna a sua recuperação.
As interrupções podem ter consequências devastadoras na lucratividade de uma empresa, no crescimento das vendas e nos custos operacionais1. Além disso, as perdas decorrentes de interrupções na cadeia de suprimentos compõem uma parcela significativa do EBITDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) de uma empresa, e essa parcela é ainda maior nas empresas do setor automotivo2.
Adicionalmente, a recente escassez de semicondutores e matérias-primas chave provenientes da Ucrânia e da Rússia fez com que as montadoras automotivas europeias tivessem uma perda significativa de veículos com o fechamento de várias fábricas na Alemanha em março de 20223.
Agilidade da cadeia de suprimentos – a resposta para a incerteza do mercado
Embora o risco de interrupção não possa ser evitado, ele pode ser reduzido aprimorando-se a agilidade da cadeia de suprimentos. De acordo com o Gartner4, pelo menos 87% dos profissionais de cadeia de suprimentos pesquisados estão atualmente planejando investimentos na resiliência da cadeia de suprimentos. Então agora você pode estar se perguntando: como exatamente as cadeias de suprimentos ágeis ou resilientes podem ser caracterizadas?
As cadeias de suprimentos ágeis são cadeias de suprimentos com a capacidade de se recuperar de qualquer forma de interrupção. Elas atuam como uma vantagem competitiva no atendimento à demanda, gerando valor para o cliente, facilitando o sucesso do negócio e construindo cadeias fortes. Uma cadeia de suprimentos ágil, por exemplo, tem várias estratégias de fornecimento para garantir o abastecimento ininterrupto, se determinadas fontes forem cortadas.
Visibilidade da cadeia de suprimentos de ponta a ponta – o primeiro passo para a agilidade
A visibilidade da cadeia de suprimentos fornece às empresas o conhecimento e o entendimento das atividades em sua cadeia, desde o quadro geral até cada pequeno detalhe. É um passo fundamental que ajuda as empresas a reagir mais rapidamente, tomar melhores decisões baseadas em evidências em ambientes disruptivos e saber onde concentrar seus investimentos.
Para as empresas que reconhecem a importância da visibilidade e que poderiam adotar abordagens tradicionais para alcançá-la, também está se tornando evidente que o uso de planilhas e similares não consegue mais atender à complexidade desafiadora das cadeiasatuais. Considerando-se a importância da visibilidade na construção da resiliência da cadeia de suprimentos, é necessária uma ferramenta exclusiva.

A tecnologia é fundamental
Ainda está pensando no investimento envolvido na construção de uma cadeia de suprimentos resiliente? Você não está sozinho. Mas entenda que uma solução rápida para obter a visibilidade e resiliência da cadeia de suprimentos de ponta a ponta está na tecnologia – a força motriz por trás de toda cadeia de suprimentos transparente.
As ferramentas digitais de visualização da cadeia de suprimentos de ponta a ponta que são integradas a potentes ferramentas de análise podem aumentar a visibilidade da cadeia para a obtenção de transparência – permitindo que você veja cada nó para entender e avaliar por completo a cadeia de suprimentos.
Dê o primeiro passo com o 4flow NEVA®
Reserve um minuto para pensar em como sua cadeia de suprimentos poderia se beneficiar de uma boa ferramenta de visualização. Em última análise, uma ferramenta de visualização de ponta a ponta deveria
-
Melhorar a transparência da cadeia de suprimentos com a criação rápida da cadeiano estado em que se encontra em questão de minutos.
-
Analisar os principais indicadores de desempenho de sua cadeia de suprimentos ao longo do tempo para fazer comparações e tomar melhores decisões baseadas em dados.
-
Identificar as vulnerabilidades de sua cadeia de suprimentos, como mudanças na demanda futura ou meios de transporte caros ou insustentáveis.
O 4flow NEVA® (Network Exploration, Visualization and Analysis) é um novo produto de software da 4flow que ajuda você a alcançar esses objetivos e dar o primeiro passo em direção a uma cadeia de suprimentos resiliente.
Como um dos produtos de software mais potente e preciso para visualização da cadeia de suprimentos, projetado por especialistas com mais de 20 anos de experiência na indústria, o 4flow NEVA® serve como o ponto de partida perfeito para o planejamento de uma cadeia de suprimentos resiliente. O 4flow NEVA® pode ajudar você a obter transparência na cadeia de suprimentos e visibilidade de ponta a ponta, melhorar o planejamento da cadeia, preparar-se para interrupções e dar os primeiros passos em direção a uma cadeia de suprimentos ágil.
Sounds interesting?
Entre em contato conosco para saber mais. Experimente o 4flow NEVA® gratuitamente, sem o compromisso de compra.
Autor
Andreas Martin
Director Software Quality & Support
Fontes
1-Springer: Supply chain disruptions and resilience: a major review and future research agenda
2-McKinsey Global Institut: Risk, resilience, and rebalancing in global value chains
3-Europe Autonews: Ukraine war cost VW, Mercedes, BMW, other German automakers 150k vehicles march
4-Gartner: Gartner Survey Finds 87% of Supply Chain Professionals Plan to Invest in Resilience Within the Next 2 Years