Fabricação industrial

História de sucesso
Schneider Electric

Como a Schneider Electric e a 4flow projetaram um novo centro de logística

Entre em contato conosco

Integrando e otimizando o fornecimento de materiais regionais e a distribuição de produtos acabados para uma importante fabricante industrial

Como especialista na transformação digital da gestão de energia e automação, a Schneider Electric tem presença global com mais de 135.000 funcionários em mais de 100 países e regiões. Com soluções digitais líderes em energia e automação para seus clientes, a empresa visa capacitar todos para aproveitarem ao máximo a energia e os recursos, unindo progresso e sustentabilidade.

Para reorganizar as atividades de armazenamento de matérias-primas e produtos acabados existentes na fábrica, a Schneider Electric está estabelecendo um novo centro de logística em Pequim, na China.

Com uma área total de 12.000 metros quadrados, o centro fica ao lado da maior fábrica da Schneider Electric na China. No entanto, a manufatura distinta com rápida iteração de produtos aumentou a complexidade da gestão de materiais para mais de 16.000 unidades de manutenção de estoque (SKUs). Além disso, o alto volume de separação de pedidos, com mais de 12.500 linhas de pedidos por dia, exigiu soluções altamente automatizadas para o armazém a fim de otimizar a eficiência da mão de obra. Para maximizar a relação custo-benefício e a eficiência operacional, a Schneider Electric fez uma parceria com a 4flow para colaborar no desenvolvimento de um conceito de armazém sob medida para a Schneider.

Etapa 1 de planejamento – Preparação de um banco de dados de planejamento sólido

Com a coleta e validação conjunta de dados pela Schneider Electric e pela 4flow, os dados mestres, as transações, o estoque e as previsões foram alinhados e congelados para a análise de dados. As premissas de planejamento foram definidas para casos específicos, como restrições de construção, embalagens especiais e condições de armazenamento. O banco de dados de planejamento holístico também aponta a direção estratégica do conceito futuro.

Etapa 2 de planejamento – Definição e avaliação de cenários

Com base no sólido banco de dados de planejamento, o conceito do armazém foi definido com diversos portfólios de solução, considerando o grau de automação, a maturidade do processo, a adequação do layout e etc. Soluções avançadas de automação de armazenamento e separação de pedidos para armazém de peças pequenas, como shuttles múltiplos, miniload, AutoStore, Skypod e Kiva, foram avaliadas para encontrar a melhor opção. Para lidar com a incerteza com relação ao crescimento futuro, os princípios-chave de “modularidade, escalabilidade e adaptabilidade” foram utilizados para avaliar os diferentes cenários de projeto.

Etapa 3 de planejamento – Desenvolvimento do plano detalhado

O plano detalhado foi desenvolvido com base nas decisões sobre o projeto conceitual. A modelagem do layout em 3D foi projetada para melhor visualização e verificação de viabilidade, enquanto a simulação do fluxo de material em 2D foi desenvolvida com dados em tempo real para determinar os gargalos no tráfego. O plano detalhado também foi comprovado em um caso de negócio comercial positivo, incluindo indicadores financeiros como retorno sobre o investimento (ROI) e tempo até o retorno do investimento (payback).

Etapa 4 do planejamento – Roteiro para o novo centro logístico

Juntos, a Schneider Electric e a 4flow adotaram uma abordagem de planejamento sistemática e iterativa para o novo centro, incluindo o planejamento de metas, o projeto conceitual e o planejamento detalhado. Durante o período de três meses do projeto, os processos do armazém, o layout do local, a infraestrutura de TI e a organização operacional foram projetados e otimizados de forma abrangente. O conceito final foi transformado em um plano de implementação, considerando integralmente os custos de investimento e operacionais necessários. 

“Trabalhando com a 4flow, a Schneider Electric poderá maximizar a relação custo-benefício e a eficiência operacional em nosso novo centro de logística e armazenamento. Esperamos que nossa eficiência de mão de obra seja aprimorada em 30%, graças à 4flow e à seleção das soluções de automação adequadas para nós”, disse Cyrille Pacaud, Gerente de Projeto da Schneider Electric. 

Parece interessante?

Entre em contato conosco

O que nossos clientes dizem

“Esperamos que nossa eficiência de mão de obra seja aprimorada em 30%, graças à 4flow e à seleção das soluções de automação adequadas para nós.” 
 

Cyrille Pacaud

Gerente de Projeto da Schneider Electric

Resumo

Cliente: Schneider Electric

  • Líder mundial em transformação digital da gestão de energia e automação
  • Mais de 135.000 funcionários em todo o mundo
  • Presente em mais de 100 países e regiões

Escopo do projeto:

  • A 4flow trabalhou com a Schneider Electric no planejamento do projeto conceitual e detalhado de um novo centro de logística em Pequim, China

Resultados:

  • Processos de armazém, layout do local e infraestrutura de TI projetados e otimizados em três meses 

  • Maximização da relação custo-benefício e da eficiência operacional
  • Aprimoramento esperado de 30% da eficiência da mão de obra

Parece interessante?