Indústria automotiva

História de sucesso
JOST

Planejamento da realocação e entrada em operação de um centro logístico global para a JOST

Entre em contato conosco

4flow apoia a JOST na mudança de seu centro logístico global para um novo local em Erfurt, Alemanha

A JOST é uma fabricante e transportadora global líder em componentes e sistemas de segurança para veículos comerciais. Com sua rede global de vendas e unidades de produção em cinco continentes, a JOST depende de um centro logístico global (GLC) com capacidade para executar todos os seus processos de distribuição.

Graças ao constante crescimento da JOST – em parte devido a várias aquisições – o GLC para distribuição de peças de reposição em Neu-Isenburg, Alemanha (próximo a Frankfurt), estava atingindo seu limite de capacidade. A infraestrutura legada complicava ainda mais a logística de manuseio das peças. 

Como uma expansão da infraestrutura e do espaço físico em Neu-Isenburg não era possível, a 4flow foi contratada como consultora externa para apoiar a realocação do GLC, desde a estratégia e conceito até o planejamento e implementação. 

Etapa 1 –
Comparação de cenários de rede

O primeiro passo foi a implementação do 4flow vista®, uma solução de software para otimização de rede e planejamento de transporte. Os algoritmos de otimização do software ajudaram a equipe a comparar vários cenários de rede e determinar a localização ideal para o GLC, considerando-se o custo total e o nível de serviço. Tanto as avaliações quantitativas quanto as qualitativas apontaram para as vantagens de se transferir o centro logístico para a região de Erfurt. Um caso de negócios detalhado de todo o projeto convenceu a diretoria executiva da JOST.

Etapa 2 –
Planejamento e execução da seleção de propriedade em Erfurt

Na etapa seguinte, a equipe de consultoria da 4flow buscou possíveis propriedade em Erfurt em conjunto com corretores de imóveis e incorporadoras. A equipe optou por uma nova construção, que atendesse aos mais recentes padrões estruturais e permitisse a configuração do edifício para atender às necessidades de negócio da JOST.

Além disso, a 4flow assumiu o planejamento dos processos e tecnologias logísticas, bem como o projeto do novo local. A grande variedade de peças, incluindo peças muito grandes e pesadas, exigiu uma análise e um planejamento intensivos das exigências estruturais do local. Exemplos incluem a capacidade de carga do piso necessária, a configuração dos espaços de armazenamento e o projeto das estações de embalagem com um sistema de guindaste para expedição. Uma após a outra, todas as áreas funcionais do centro logístico foram planejadas em detalhes e a necessidade de equipamentos foi identificada. 

Durante a construção, a equipe adquiriu tecnologia para armazéns, esteiras transportadoras, equipamentos para o chão de fábrica, um sistema de guindaste e estações de embalagem. O projeto precisava cumprir um cronograma ambicioso e, naturalmente, os investimentos tinham que ficar dentro do orçamento alocado. A colaboração baseada na confiança entre a equipe do projeto e os canais de tomada de decisão ágil na JOST foram fatores importantes para o sucesso desse processo. 

Etapa 3 –
Gerenciamento do projeto para implementação

Assim que as chaves do novo local foram entregues, a implementação, com o apoio da 4flow, teve início. Os cabos foram instalados para a infraestrutura de TI e a instalação dos sistemas de armazenamento e guindaste, em especial, exigiram coordenação e supervisão. A customização e as interfaces de TI foram testadas e integradas ao cenário de processos. A organização foi estruturada para uso operacional, de modo que o novo GLC pudesse iniciar suas operações imediatamente após a mudança. Ao mesmo tempo, a finalização da obra no edifício estava sendo concluída. Apenas 12 semanas foram alocadas para essas etapas antes da saída do centro de logística das primeiras expedições programadas.

A preparação dos processos operacionais foi concluída com sucesso e dentro do prazo. Para realocar as peças de Neu-Isenburg para Erfurt, foi realizado um "plano de transição (cutover)" – etapa de realocação do local, na qual os processos são transferidos do antigo local para o novo. Nessa etapa, os clientes foram informados sobre o novo endereço de envio e o estoque foi gerenciado para evitar gargalos e permitir a realocação física de todas as peças. Uma equipe de profissionais experientes em logística da JOST em Neu-Isenburg prestou suporte para integrar a equipe em Erfurt e estabilizar as operações.

A 4flow apoiou com sucesso a JOST na realocação do GLC. A abordagem de projeto e consultoria de ponta a ponta permitiu a colaboração produtiva da estratégia à implementação – e a adoção da solução ideal para a JOST.

Parece interessante?

Entre em contato conosco

O que nossos clientes dizem

"O cronograma ambicioso para o planejamento, implementação e entrada em operação do nosso novo centro logístico global só foi possível graças à estreita colaboração e ao gerenciamento estruturado de projeto da 4flow."

Thiemo Ruthenberg

Diretor de Logística Global da JOST

“A JOST aprimorou de forma muito profissional e significativa as condições para a execução de seu importante negócio de peças de reposição, preparando-se para o futuro.”

Katharina von Helldorff-Mager

Sócia, consultoria 4flow

Em resumo

Cliente: JOST

  • Indústria automotiva
  • 3.600 funcionários
  • Unidades de vendas e produção em mais de 20 países em cinco continentes 

Escopo do projeto:

  • Conclusão de um estudo de rede para identificar a localização ideal para o centro logístico
  • Planejamento de processos e layout do armazém
  • Apoio para a aquisição de equipamentos, realocação e entrada em operação do centro logístico global da JOST

Resultados:

  • Erfurt, Alemanha, foi determinada como a localização ideal para o GLC
  • Elaboração do layout e desenho de processos
  • Planejamento e execução da realocação
  • Entrada em operação do GLC dentro do orçamento e do prazo

Parece interessante?