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ANTA Grupo

4flow firma parceria com o Grupo ANTA para reformular o gerenciamento sustentável da cadeia de suprimentos e ser pioneiro no uso de um sistema de certificação para gestores de ESG para fornecedores inédito no setor

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Estrutura inovadora para a sustentabilidade de ponta a ponta nas compras de vestuário e acessórios

O Grupo ANTA é uma empresa global de roupas esportivas amplamente reconhecida e pioneira no setor de roupas esportivas na China. A missão da empresa é levar o espírito esportivo transcendente para a vida de todos. O Grupo ANTA atua principalmente em P&D, design, fabricação, marketing e vendas de produtos esportivos profissionais, incluindo calçados, vestuário e acessórios. Ao adotar um portfólio completo de marcas, incluindo Anta, FILA, Descente, Kolon Sport, Maia Active e Jack Wolfskin, entre outras, o Grupo ANTA visa aproveitar ao máximo o potencial de ambos os mercados de roupas esportivas de massa e de luxo. O Grupo ANTA também é o maior acionista da Amer Sports, Inc. (NYSE: AS), um grupo global de marcas icônicas de esportes e atividades ao ar livre, como Arc’teryx, Salomon, Wilson, Peak Performance e Atomic. 

O Grupo ANTA está comprometido com a construção de uma cadeia de suprimentos simbiótica que possa harmonizar totalmente as relações entre pessoas, meio ambiente e lucro, ao mesmo tempo em que alcança proteção ambiental, saúde, segurança e alta eficiência. Para acelerar seu objetivo de “se tornar uma empresa sustentável líder mundial”, o Grupo ANTA fez uma parceria com a 4flow para aprimorar fundamentalmente a governança de sustentabilidade em toda a sua rede de suprimentos de vestuário e acessórios. 

Estrutura inovadora para a sustentabilidade de ponta a ponta em compras 

Para responder ao rápido crescimento dos negócios e atender às crescentes exigências de sustentabilidade nas compras de vestuário e acessórios, a 4flow mapeou as operações de compras existentes no Grupo ANTA e identificou lacunas críticas na governança de sustentabilidade. 

Juntamente com a 4flow, o Grupo ANTA redesenhou seus processos de gerenciamento de sustentabilidade em compras e lançou com sucesso um sistema de certificação para gestores de ESG dos fornecedores de vestuário e acessórios do grupo. 

Desenho do processo ideal para o gerenciamento de compras de vestuário e acessórios

O primeiro passo para a otimização de processos foi diagnosticar o estado do gerenciamento da sustentabilidade em compras do Grupo ANTA, bem como o de seus processos gerais de negócio atuais. Após identificar áreas para otimização, foram feitas recomendações para a implementação de processos otimizados e para o desenvolvimento de uma estrutura para compras sustentáveis ​​de vestuário e acessórios que combinasse as melhores práticas do setor e as exigências de gerenciamento para cenários de negócio específicos. 

Em seguida, a equipe do projeto trabalhou com as principais partes interessadas no departamento de compras de vestuário e acessórios e de sustentabilidade do Grupo ANTA para desenhar e otimizar: processos da cadeia de suprimentos sustentáveis ​​para o grupo e suas marcas; processos sustentáveis de gerenciamento de produto ​​para as principais marcas do grupo (Anta e FILA); e processos sustentáveis de gerenciamento de ciclo de vida completo para os fornecedores de vestuário e acessórios do grupo. 

Capacitação por meio do engajamento de fornecedores

Com a otimização de processos, o Grupo ANTA espera capacitar os fornecedores, ajudando-os a entender as exigências de sustentabilidade do grupo para as compras de vestuário e acessórios e desenvolvendo as habilidades dos gestores de ESG dos fornecedores, promovendo a sustentabilidade desde o início. Com base nos indicadores-chave de desempenho (KPIs) em sustentabilidade do departamento de compras e dos fornecedores de vestuário e acessórios do Grupo ANTA, a equipe do projeto desenvolveu padrões e ferramentas de certificação para os gestores de ESG dos fornecedores. A equipe também desenvolveu um programa piloto e um plano de implementação em cooperação com as partes interessadas do Grupo ANTA.

Alcançando o sucesso tanto nos negócios quanto no desenvolvimento sustentável

Em resposta à complexidade do gerenciamento da cadeia de suprimentos de vestuário e à urgência de implementação das exigências de sustentabilidade, a equipe da 4flow fez uso de sua experiência no planejamento de sustentabilidade para projetar um mecanismo de gerenciamento para o Grupo ANTA, adaptado ao sistema de certificação. Esse mecanismo integrou as exigências da certificação aos requisitos de gestão de fornecedor do Grupo ANTA, ajudando o Grupo ANTA a concluir os projetos pilotos preliminares e se preparar para o lançamento do sistema. O sistema de certificação ESG para fornecedores de vestuário e acessórios do Grupo ANTA foi lançado oficialmente na reunião de cúpula de ESG para parceiros da cadeia de suprimentos do Grupo ANTA.

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Em resumo

Cliente: Grupo ANTA

  • Uma marca líder em roupas esportivas na China e a maior acionista da Amer Sports 

  • Faturamento superior a ¥100 bilhões no ano fiscal de 2024

  • 65.900 funcionários no final de 2024

  • 12.000 lojas em mais de 20 países e regiões

Escopo do projeto: 

  • Capacitar os fornecedores por meio da reformulação dos processos de gerenciamento da sustentabilidade nas compras de vestuário e acessórios e criação de um sistema de certificação ESG inédito no setor 

Resultados: 

  • Estrutura inovadora para a sustentabilidade de ponta a ponta em compras

  • Desenho de processo ideal para o gerenciamento das compras de vestuário e acessórios 

  • Capacitação por meio do engajamento de fornecedores

  • Obtenção de sucesso tanto nos negócios quanto no desenvolvimento sustentável