Fabricação de veículos

História de sucesso
AGCO

 

Mais transparência e custos reduzidos com o gerenciamento integrado de transportes na AGCO

Entre em contato conosco

Com 38 fábricas e 41 plantas de pré-montagem em seis continentes, a AGCO é uma das maiores fabricantes e distribuidoras de tratores e equipamentos agrícolas do mundo. A gama de produtos da AGCO inclui marcas bem-conhecidas como a Challenger®, Massey Ferguson® e Fendt®. 

Desde a sua fundação em 1990, a empresa nos EUA expandiu o seu portfólio através de aquisições, o que, ao longo do tempo, levou a uma cadeia de suprimentos de entrada complexa. Para simplificar a estrutura logística existente e projetá-la de forma mais eficiente em longo prazo, a AGCO trabalhou com a 4flow para implementar com sucesso um roteiro de inovação. Em 18 meses, a AGCO consolidou seus fluxos de entrada em uma rede integrada e reduziu os custos de transporte em mais de 25% com o gerenciamento proativo e dinâmico da rede.  

Um roteiro de inovação para a cadeia de suprimentos de entrada 

Para levar a cadeia de suprimentos de entrada a um nível de desempenho sustentável, a AGCO desenvolveu um roteiro de inovação para o futuro. O roteiro consistia em seis fases: evitar custos, reduzir custos, aproveitar sinergias, projetar a rede, cooperar em processos e colaborar com parceiros. O foco inicial foi a redução rápida de custos por meio de negociações com prestadores de serviço e abertura de licitações. Em fases posteriores, a AGCO consolidou fluxos e padronizou contratos e indicadores-chave de desempenho (KPIs). 

Além disso, a fabricante de equipamentos agrícolas introduziu uma plataforma de licitações eletrônicas e otimizou contêineres e embalagens. Além disso, a AGCO começou a extrair estrategicamente grandes volumes de remessa de pacotes normalmente concedidos a prestadores de serviços de logística terceirizados (3PLs) convencionais, concedendo-os a empresas locais com alto desempenho. A empresa alcançou reduções notáveis ​​nos custos de transporte e estabeleceu firmemente muitos padrões já durante as primeiras fases. 

Cooperação em processos e o papel da 4flow como parceiro 4PL neutro

A AGCO se propôs a aumentar a transparência, melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos e reduzir ainda mais os custos com um sistema integrado de gerenciamento de transportes (iTMS) e ao consolidar as remessas em uma única rede.  

Depois de buscar um parceiro adequado, a AGCO optou pela 4flow. Como um prestador de serviços de logística quarteirizado (4PL) independente, o conceito geral da 4flow para redução de custos e melhoria de desempenho sem qualquer investimento em TI representou uma perspectiva atrativa para a AGCO. A 4flow também garantiu a rápida implementação do iTMS. A iniciativa de implementação rápida incluiu um processo completamente novo, uma nova organização e um iTMS para toda a Europa. Após apenas seis meses, os primeiros pedidos de transporte eram processados ​​pelo novo sistema. 

Após concluir a implementação em apenas 18 meses, o iTMS conecta mais de 1.500 fornecedores, nove fábricas europeias e o centro de peças de reposição central em uma única rede global. A AGCO e a 4flow também integraram o transporte marítimo em suas unidades fabris na América do Norte e do Sul. Atualmente, a AGCO se beneficia das sinergias da rede global de produção no transporte rodoviário e está preparada para uma implementação mundial. 

“Junto com a 4flow, conectamos com sucesso mais de 1.500 fornecedores na Europa a um sistema padronizado de gerenciamento de transportes em um curto período e reduzimos substancialmente os custos totais. Toda a equipe pode se orgulhar muito do resultado”, disse Gregory Toornman, Diretor de Materiais Globais, Logística e Gerenciamento de Frete da AGCO. 

Redução sustentável de custos, transparência e cooperação entre marcas

A implementação do iTMS e a otimização da rede global permitiram à AGCO reduzir os custos de transporte em mais de 25% com base no volume ajustado. Essa foi uma conquista notável, especialmente considerando-se a forte queda no volume de mercado de equipamentos agrícolas durante esse período. 

Além disso, houve uma redução nos estoques, entregas especiais e custos de armazenamento externo. Os parceiros também reduziram significativamente as emissões de CO2 por meio da otimização do uso do transporte. Enquanto isso, a transparência no tráfego de entrada melhorou. É possível rastrear cada remessa no sistema de forma autônoma, independentemente do prestador de serviço. Com base na integração dos indicadores-chave de desempenho, uma solução de inteligência de negócio conectada também é fornecida pela inteligência analítica do 4flow vista®. 

O aumento da transparência é benéfico para o desenvolvimento de fornecedores e prestadores de serviço, bem como para a padronização das aberturas de licitação para a prestação de serviços. "Com a 4flow como parceira e o sistema integrado de gerenciamento de transportes, conseguimos elevar nosso roteiro de inovação para a cadeia de suprimentos a um novo patamar", relatou Josip T. Tomasevic, Vice-Presidente e CPO, Compras Globais e Gestão de Materiais da AGCO. A AGCO e a 4flow intensificaram cada vez mais essa cooperação desde o lançamento do projeto. O resultado impressionante disso foi a redução do tempo de implementação das ações de otimização, que foi reduzido pela metade em resultado da ótima integração da 4flow com as fábricas

Globalização, cooperação vertical e horizontal 

Agora, pronta para a implementação global do plano elaborado na Europa, a AGCO adicionará um componente de frete marítimo e aéreo para fundir as redes regionais em uma única rede global. A AGCO e a 4flow também estão identificando fornecedores-chave e outros possíveis parceiros de setores paralelos, a fim de implementar sinergias entre empresas em licitações e na operação das redes. 

“Junto com a 4flow, não apenas atingimos nossas metas, como as superamos amplamente. Isso se deveu, em grande parte, à cooperação orientada para o trabalho em equipe entre nossa equipe central de logística na Suíça, as instalações de produção e a 4flow”, resumiu Buelent Ileri, Vice-Presidente, S&OP Global, Cadeia de Suprimentos e Logística, da AGCO, principal responsável por essa iniciativa na AGCO. Graças à sua estratégia geral e à cooperação com a 4flow, a AGCO está posicionada para operar redes complexas e permitir que elas tenham um desempenho mais eficiente e se beneficiem das vantagens da própria consolidação. 

Parece interessante?

Entre em contato conosco

O que nossos clientes dizem

“Como um parceiro global integrado, a 4flow possibilita contribuições significativas para o desenvolvimento e apoio à transformação global da cadeia de suprimentos e logística da AGCO. A equipe da 4flow é altamente confiável, flexível, adaptável e totalmente comprometida em oferecer soluções de apoio que atendam às necessidades em constante evolução da rede de suprimentos global da AGCO.”

Buelent Ileri

Vice-Presidente, S&OP Global, Cadeia de Suprimentos e Logística, AGCO

“O esforço conjunto inovador e colaborativo da AGCO e da 4flow tem sido e continua sendo uma das chaves para impulsionar o sucesso de nossa cadeia de suprimentos digital.”

Michael Buelow

Diretor, Transporte Global, Logística e Conformidade com o Comércio Exterior, AGCO

Em resumo

Cliente: AGCO Corporation

  • Fabricação de equipamentos agrícolas
  • Mais de 19.000 funcionários em todo o mundo
  • Unidades na América do Norte, América do Sul, Europa e Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico

Escopo do projeto:

  • A AGCO, fabricante de equipamentos agrícolas com operações globais, digitalizou sua cadeia de suprimentos de entrada em apenas 18 meses em colaboração com a 4flow.

Resultados:

  • IIntegração de mais de 1.500 fornecedores e mais de 70 prestadores de serviços de logística
  • Redução de 28% nos custos de toda a cadeia de suprimentos de entrada
  • Aumento de 10% no desempenho de entregas no prazo
  • Aumento de 15% na conformidade de processos

Parece interessante?